peso saudável

Como identificar o seu peso saudável

A grande maioria das pessoas, em algum momento em suas vidas, se vê lutando contra a balança. Em muitos casos, é fácil ficar acima do peso; em outros, luta-se para não ficar abaixo. Mas, afinal de contas, qual é o peso ideal? Como identificar o peso saudável para o seu corpo, considerando que cada corpo tem proporções diferentes?

O peso saudável e a pressão para emagrecer

É complicado identificar o ponto exato em que um organismo está sendo afetado negativamente pelo peso, ou quando ele apenas está tentando encontrar um equilíbrio. Não é incomum que uma pessoa que está dentro do peso tenha a impressão de estar gorda, e isso é, inclusive, a razão para o desenvolvimento de uma série de distúrbios alimentares que podem ser muito perigosos.

Mas não se engane! Grande parte da população mundial ainda enfrenta sérios problemas de obesidade. No Brasil, é estimado que 50% dos cidadãos estejam acima do peso (incluindo crianças). E, ao contrário do que muitos acreditam, não são as dietas que emagrecem.

O simples corte de calorias e gorduras pode até fazer com que o emagrecimento aconteça, mas é provável que o peso retorne depois de algum tempo. Se isso se tornar um ciclo, a pessoa viverá o chamado “efeito sanfona”. Isso acontece porque, ao sentir que o corpo está perdendo sua gordura rapidamente, nosso cérebro enxerga o fato como um perigo iminente e passa a dar ordens para que o organismo se adapte novamente. Se os hábitos da pessoa retornarem ao que eram antes, ela pode até ultrapassar seu peso inicial depois de todo esse processo.

Portanto, este é um ponto que não pode ser esquecido: o emagrecimento não orientado é perigoso e pouco eficaz. O mais interessante a ser feito antes de tentar emagrecer é realizar uma consulta com um endocrinologista. O profissional poderá, então, identificar a causa do problema e indicar o melhor tratamento para cada caso.

O cálculo do peso ideal

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o Índice de Massa Corporal (IMC), que é o cálculo que define se você está no peso considerado ideal, com base na sua altura.

O resultado é igual à divisão do seu peso pelo quadrado da sua altura. Por exemplo:

65kg ÷ 1,60cm ao quadrado

65kg ÷ 2,56

25,4 = IMC

Tabela do IMC:

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal

Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso

Entre 30,0 e 34,9 = grau I de obesidade

Entre 35,0 e 39,9 = grau II de obesidade

Entre 40 e acima = grau III de obesidade

É normal que existam algumas alterações ao longo dos meses e que ainda seja um peso saudável. Mas fique sempre atento!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Goiânia e Anápolis!

Dra. Lanna Gomes

Posted by Dra. Lanna Gomes