endocrinologista

Você sabe quando procurar um endocrinologista?

Com tantas especialidades médicas, é comum que haja uma certa confusão na hora de procurar um profissional. Até porque dezenas de doenças apresentam sintomas comuns, o que torna ainda mais complicada  a decisão sobre a qual profissional recorrer. No caso do endocrinologista, há uma palavra-chave envolvida: hormônios. Mas, como os hormônios afetam todo o organismo, continua sendo uma especialidade bem ampla. Que tal conhecer mais sobre ela?

O que faz o endocrinologista

O médico que se especializou em Endocrinologia e Metabologia trata das glândulas endócrinas, responsáveis pela produção e liberação de hormônios no organismo. Ou seja, qualquer problema que esteja relacionado ao modo como essas glândulas funcionam e  como os hormônios estão sendo absorvidos e utilizados pelo corpo é diagnosticado e tratado por esta especialidade.

A falta ou excesso dos hormônios pode afetar diversas funções no organismo. As alterações mais comumente percebidas são as de peso, de crescimento, desenvolvimento sexual e alterações na glicemia. Outras mudanças podem incluir disfunções no sono, no ciclo menstrual, nos níveis de cálcio, colesterol, triglicérides e alterações na densidade óssea.

Principais doenças tratadas pelo endocrinologista

– Obesidade

A obesidade é uma doença crônica e complexa e sua prevalência aumenta em todo o mundo. Parte dos casos é em decorrência de alterações hormonais. Mesmo se não for essa a causa, é comum que pessoas obesas apresentem alguma outra condição que deve ser tratada na Endocrinologia, como pré-diabetes, diabetes, colesterol alto.

– Diabetes

Diabetes é causada pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas e pela resistência à ação desse hormônio nos tecidos periféricos, o que provoca um desequilíbrio na glicemia (açúcar no sangue). É uma condição que pode se originar de outras, como a obesidade.

– Hiper e hipotireoidismo

Disfunções na tireoide são também muito comuns nos consultórios endocrinológicos. O hipertireoidismo é decorrente do funcionamento excessivo da tireoide; já o hipotireoidismo ocorre quando há a produção insuficiente de hormônios. Há também outras doenças da tireoide que precisam de tratamento e acompanhamento como o câncer de tireóide.

– Síndrome dos Ovários Micropolicísticos

Esta síndrome atinge as mulheres e provoca irregularidade menstrual e aumento dos hormônios masculinos. Uma das principais causas é o excesso de gordura corporal. Outros sintomas comuns são o aumento de pelos no corpo e o surgimento de acne.

Outras doenças que valem ser mencionadas são a osteoporose, doenças da hipófise, doenças das supra renais e diversos tipos de enfermidades que afetam o crescimento ou o desenvolvimento.

Procurando ajuda

Alguns distúrbios hormonais deixam sinais claros, como aumento excessivo de pelos, acne e  ganho de peso. Outros sinais importantes de possível doença endocrinológica incluem:

  • Nódulos no pescoço
  • Excesso de frio ou de calor
  • Atraso na puberdade
  • Menstruação desregulada
  • Secreção de leite das mamas sem que haja amamentação

Além de ficar atento a esses sintomas, é importante visitar um endocrinologista periodicamente para acompanhamento e prevenção de diversas doenças.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Goiânia e Anápolis!

Facebook Comments
Dra. Lanna Gomes

Posted by Dra. Lanna Gomes