endocrinologista

Quando procurar um endocrinologista?

Com tantas especialidades médicas, é comum que se fique um pouco perdido na hora de procurar um profissional. Até porque dezenas de doenças compartilham uma série de sintomas, então pode ser complicado reconhecer para onde correr na hora de necessidade. No caso do endocrinologista há uma palavra-chave envolvida: hormônios. Mas, como os hormônios afetam todo o organismo, continua sendo uma especialidade bem ampla. Que tal conhecer mais sobre ela?

O que faz o endocrinologista?

O médico que se especializou em Endocrinologia trata das glândulas endócrinas, responsáveis pela difusão de hormônios no organismo todo. Ou seja, qualquer problema que esteja relacionado ao modo como essas glândulas funcionam, e como os hormônios estão sendo absorvidos e utilizados pelo corpo, é diagnosticado e tratado nessa especialidade.

A falta ou excesso dos hormônios podem afetar diversas funções no organismo. As alterações mais comumente percebidas são as do peso, do crescimento e do desenvolvimento sexual. Outras mudanças podem incluir disfunções no sono, nos níveis de cálcio e açúcar e até na densidade dos ossos.

Principais doenças tratadas pelo endocrinologista

Obesidade

A obesidade foi classificada como doença nos últimos anos e vem se tornando cada vez mais comum no mundo todo. Parte dos casos é causada por alterações hormonais. Mesmo se não for essa a causa, é comum que pessoas obesas apresentem alguma outra condição que deve ser tratada na Endocrinologia, como o diabetes.

Diabetes

Diabetes é causada pela resistência à ação da insulina no organismo e/ou deficiência de insulina, um hormônio importante produzido no pâncreas. É uma condição que pode surgir de outras, como a obesidade.

Hiper e hipotireoidismo

Disfunções na tireóide são também muito comuns nos consultórios endocrinológicos. O hipertireoidismo decorre do funcionamento excessivo da tireóide, e o hipotireoidismo faz exatamente o contrário, a glândula não produz  hormônios de forma satisfatória. Há também outras doenças da tireóide que precisam de tratamento, como o surgimento de nódulos que precisam ser avaliados.

Síndrome dos ovários micropolicísticos

Esta síndrome atinge as mulheres e provoca irregularidade menstrual e aumento dos hormônios masculinos. Ela costuma ser causada diretamente pela obesidade e/ou pela diabetes. Outro sintoma comum é o aumento de pelos no corpo e acne.

Outras doenças que valem ser mencionadas incluem osteoporose, doenças da hipófise, doenças das supra-renais e diversos tipos de doença que afetam o crescimento ou o desenvolvimento.

Procurando ajuda

Alguns distúrbios hormonais deixam sinais claros, como aumento excessivo de pelos, acne, grande ganho de peso. Outros sinais importantes que podem indicar alguma doença endocrinológica incluem:

  • Nódulos no pescoço
  • Excesso de frio ou de calor
  • Atraso na puberdade
  • Menstruação desregulada
  • Secreção de leite das mamas sem que haja amamentação
  • Histórico familiar de diabetes/obesidade

Além de ficar atento a esses sintomas, é importante visitar um endocrinologista anualmente, para acompanhamento e prevenção de diversas doenças.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Goiânia e Anápolis!

Dra. Lanna Gomes

Posted by Dra. Lanna Gomes