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5 mudanças de hábitos que podem lhe ajudar a emagrecer

Emagrecer está sempre nas listas de desejos da maioria das pessoas, especialmente das mulheres. Seja nas promessas de fim de ano ou do começo da semana, quase sempre a intenção fica somente no plano das ideias e nada na prática. Antes que essa determinação perca a força e tudo volte a ser como antes, é preciso realizar uma mudança na mente e com ela a criação de novos hábitos cotidianos.

Tudo começa em entender o quanto a mudança trará benefícios, e que cada resultado parcial pode servir de estímulo para dar continuidade ao processo. Estar acima do peso ocasiona problemas físicos como o cansaço rápido, a falta de disposição para as atividades diárias e outros dilemas, como as perda de roupas e diminuição da auto-estima. É hora de começar o ano com outro foco para reverter esse quadro.

Mudanças de hábitos para emagrecer

As intenções de mudanças positivas só poderão ser concretizadas se existirem ações e motivações para isso. É preciso saber mesmo o que se quer, quais os benefícios que poderão ser obtidos e o caminho a seguir para atingi-lo.

Emagrecer lista como uma das tarefas mais difíceis de ser executada, porque requer uma série de transformações que vão além da reeducação alimentar e da vontade de perder peso. É preciso criar novos hábitos saudáveis para a vida, consciente de que há um histórico de atitudes equivocadas que levaram até o momento presente e sair das promessas de que tudo vai dar certo com a força de vontade.

Não há milagres, há foco. Há alguns mitos que é possível mudar hábitos num prazo determinado, mas tudo depende de uma série de fatores como estrutura física e emocional da pessoa, seu ambiente e outras circunstâncias.

Para realmente começar o ano do zero e realizar mudanças de hábito significativas para ajudar a emagrecer sem perder o foco, selecionamos algumas dicas que podem ser iniciadas hoje mesmo:

Liste os motivos que te faz desejar emagrecer

Encontre os motivos para o emagrecimento. Eles te guiarão por toda a mudança. Pergunte-se: porque emagrecer? Por vaidade? Pela saúde? Identifique numa lista o que te faz desejar realmente emagrecer como diminuir o cansaço ao se movimentar, resgatar as roupas antigas, evitar doenças como a hipertensão, se sentir mais bem disposto etc.

Dê adeus ao sofá

Deixar o sedentarismo de lado é fundamental para emagrecer. Criar o hábito de praticar exercícios diariamente permite melhorar o condicionamento físico, aumentar a disposição e perder peso. No começo pode parecer duro, mas com a prática, o hábito já estará instaurado e o exercício começará a dar prazer.

Mas não esqueça de antes fazer um check up para conferir a saúde e saber seus limites.

Não pare no meio do caminho

Ao começar a perder peso, muita gente se contenta com os quilos iniciais a menos e não dão continuidade ao processo. Dar um novo choque no organismo com a inclusão de alimentos que estimulem o emagrecimento podem dar nova motivação.

Respeite o tempo

Não há mudança imediata e emagrecer requer tempo, especialmente para ter a qualidade ansiada. É preciso persistência para não sair do caminho com o primeiro cansaço, a primeira vontade de comer mais do que o necessário.

Cuide da manutenção

Após atingir os objetivos de perda de peso, não ceda as tentações. É preciso continuar o processo por pelo menos dois anos após o emagrecimento desejado, onde os hábitos já estarão instaurados. Comer com qualidade e praticar exercícios são ações para a vida toda, não só para um tempo de emagrecer. E isso é para manter o peso e também a saúde em dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Goiânia e Anápolis!

Dra. Lanna Gomes

Posted by Dra. Lanna Gomes