diabetes gestacional

Diabetes gestacional – Por que acontece e como lidar

A gestação é vista como um dos momentos mais bonitos na vida de uma mulher. São muitas transformações e muitas coisas novas. Por outro lado, esta é a fase em que se deve ter mais cuidados com a saúde. Um dos problemas que podem acontecer, e que assusta muitas mulheres, é o diabetes gestacional.

Mas como ela aparece e como lidar? Confira, nos tópicos, abaixo mais sobre o assunto.

Alguns dados sobre o diabetes gestacional

Ela pode surgir em qualquer momento da gravidez, porém é mais comum que apareça a partir do 2° trimestre de gestação. Sua principal característica é o aumento dos níveis de glicose no sangue.

Na maioria dos casos, os níveis glicêmicos voltam ao normal após o parto. Porém, vale destacar que existem casos em que a diabetes gestacional pode evoluir para diabetes tipo 2.

Como a doença acontece?

A placenta produz níveis altos de diversos hormônios. A maioria deles afeta a ação da insulina nas células, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique elevado. Entretanto, é comum que haja uma elevação pequena de açúcar no sangue depois da alimentação, durante esta fase.

Em pessoas que já possuem predisposição a terem  diabetes, o pâncreas não conseguirá funcionar da forma devida e ocasionará os primeiros estágios da falta de insulina.

A diabetes pode aparecer com mais facilidade em gestantes com problemas de obesidade, ou que engordaram muito durante a gestação. Também é mais propensa a acontecer em mulheres que possuem a síndrome dos ovários policísticos e histórico de diabetes na família… Além disso, entram na lista as mulheres que deram à luz bebês com sobrepeso.

Existem sintomas?

Essa é uma parte complicada. Os sintomas do diabetes se misturam com características comuns da gestação. Por exemplo: é comum na gravidez a mulher sentir muita vontade de urinar, alteração na fome e visão turva – sintomas da diabetes, mas que estão presentes em praticamente todas as gestações.

Por esses motivos, é essencial que as gestantes estejam em dia com suas consultas e exames pré-natais.

Como lidar com a doença?

Para tratar o diabetes gestacional (e todos os outros tipos de diabetes), deve-se mudar alguns hábitos de vida.

É importante sempre verificar como está o nível de açúcar no sangue, principalmente pela manhã antes de se alimentar, e depois das principais refeições, para avaliar se os níveis estão normais.

Manter uma dieta saudável é uma das melhores formas de controlar a hiperglicemia e ajuda a evitar o ganho de peso. Outra forma de combater o problema é realizar atividades físicas de maneira cotidiana. Elas permitem a redução do nível de açúcar no sangue. Geralmente essas duas formas trabalham melhor quando alinhadas. Em alguns casos é necessário o uso de medicamentos orais e/ou insulina.

Cuide sempre da sua saúde

Não há uma fórmula secreta para prevenir o diabetes gestacional, porém é possível tomar algumas medidas importantes que ajudam a manter os níveis glicêmicos em dia. Para tanto, é importante ter uma dieta saudável, fazer atividades físicas leves e não exagerar nos açúcares e carboidratos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Goiânia e Anápolis.

Dra. Lanna Gomes

Posted by Dra. Lanna Gomes