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10 alimentos que podem ajudar a controlar o colesterol ruim

O colesterol é uma gordura essencial para o funcionamento do organismo, servindo como componente na produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares. Também compõe a estrutura das membranas celulares, presentes em todos os tecidos corporais como músculo, pele e órgãos como o coração e o cérebro.

Existem dois tipos de colesterol – um é benéfico à saúde e outro é chamado de colesterol ruim, pois se deposita nas artérias e podem causar infartos e AVCs. Ambos são produzidos pelo organismo, mas também podem ser absorvidos por meio dos alimentos. Por isso, manter uma dieta saudável é essencial para reduzir os índices de colesterol ruim.

Para que serve o colesterol?

Grande parte do colesterol é produzido pelo fígado e o restante ingerido nos alimentos. Como não dissolve no sangue, o colesterol precisa das lipoproteínas produzidas também pelo fígado para fazer o transporte da corrente sanguínea para os tecidos. São esses transportadores que definem se o colesterol é bom e ruim para o organismo

Há dois tipos de lipoproteínas:

  • As HDL, que são considerados o colesterol bom pois transporta o excedente de colesterol dos tecidos periféricos para ser metabolizado pelo fígado.
  • As LDL, que é considerado o colesterol ruim entrega o colesterol no fígado e células periféricas e o seu acúmulo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Como uma parte do colesterol é consumido pela alimentação, é fundamental um cuidado especial para que não sejam ingeridos os que favorecem o aumento do LDL.

Só é possível descobrir a carga de LDL através de um exame de sangue, já que o problema é na maioria das vezes assintomático. Quando o paciente sente dores no peito, falta de ar, palpitações, alterações súbitas da força muscular , da fala e consciência,  pode ser sinal de que as artérias estão obstruídas com placas de gordura.

Outros fatores de risco são tabagismo, sedentarismo, menopausa, obesidade, histórico familiar, hipertensão e idade acima de 50 anos.

Alimentos que diminuem o colesterol ruim

Não é necessário ser escravo de remédios para controlar o colesterol alto. Uma alimentação de qualidade pode causar grandes efeitos positivos a saúde e diminuir os índices de LDL. Separamos abaixo 10 alimentos que ajudam a controlar o colesterol ruim e devem ser inseridos na sua dieta:

  1. Nozes e castanhas: ajudam a combater os efeitos nocivos do colesterol com sua gordura poli-insaturada.
  2. Frutas vermelhas: ricas em antioxidantes, inibem a oxidação do LDL.
  3. Alho: o saboroso tempero possui alicina, um princípio ativo que reduz o LDL e também possui ação antioxidante.
  4. Maçã: com grande quantidade de flavonoides e fibras solúveis, reduzem muito o colesterol
  5. Aveia: com fibras solúveis, absorve a gordura do intestino e diminui sua absorção para a corrente sanguínea.
  6. Verduras: são ótimos anti-inflamatórios e antioxidantes, combatendo os radicais livres .
  7. Azeite: também é anti-inflamatório, com ácidos monoinsaturados e que diminuem o colesterol.
  8. Abacate: fonte de gordura monoinsaturada, é muito saudável para o coração e ajuda a aumentar o colesterol HDL e diminuir o LDL.
  9. Chá-verde: por ser antioxidante, ajuda a diminuir os índices de LDL
  10. Salmão: o peixe tem ômega-3 com ação anti-inflamatória e antioxidante.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Goiânia e Anápolis!

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Dra. Lanna Gomes

Posted by Dra. Lanna Gomes